Advogando Sozinho
Como gerenciar o trabalho sem enlouquecer
Muitos advogados, assim como eu, optam por atuarem sozinhos, como autônomos, por razões diversas. A primeira delas é o fato de escritórios de advocacia, de um modo geral, oferecerem propostas de trabalho extremamente avessas ao bom senso, conforme já dito no post Propostas Indecorosas na Advocacia. A segunda é que ser autônomo tem lá suas vantagens: trabalhar na hora que quiser, do jeito que quiser, da forma que bem entender. A liberdade para se atuar conforme o que se acredita e o que se julga correto é mesmo tentadora.
Todavia, como tudo na vida, tem seus contras também. E um dos maiores é conseguir gerenciar todo o trabalho.
O primeiro grande problema do advogado autônomo é captar clientes e construir uma clientela estável, já que é de honorários que vivemos. Já falamos sobre a captação de clientes no post Marketing e Captação de Clientes na Advocacia.
Entretanto, dado o primeiro passo, logo vem o segundo, o terceiro, o quarto... e quando percebemos, estamos atolados de trabalho! O que começa com uma petição aqui, uma audiência lá, logo se transforma em um volume gigantesco de processos para se acompanhar, prazos a cumprir (que frequentemente se acumulam, diga-se de passagem!), e cada vez chegando mais e mais clientes com casos novos. Com o volume de trabalho, muitas vezes nos vemos fazendo malabarismo com as tarefas a serem cumpridas, o que gera muito estresse, dor de cabeça e nos deixa à beira da loucura.
E gerenciar o trabalho também faz parte do jogo de cintura de todo advogado autônomo. Trabalhar sozinho é desempenhar todas as funções de um escritório de advocacia. Você atende os clientes, capta novos clientes, redige as petições, despacha com os juízes, faz as audiências, acompanha os andamentos processuais, e também é seu próprio contador, secretário, etc.
Então como conseguir crescer na advocacia, sozinho, sem enlouquecer?
O ideal é fazer uma divisão das principais tarefas, e selecionar dias e horários específicos para cada uma delas. Vamos uma por vez:
1. Buscar novos clientes e novos casos
Para crescer, sempre precisamos captar novos clientes. Então é necessário deixar um tempo livre para isso. A forma como cada um vai fazer essa captação depende muito da sua dinâmica, na verdade. Como já disse acima, fiz um post com dicas para se ampliar a clientela, mas cada um vai se encontrando no seu próprio jeito de atuar.
Mas é interessante reservar um tempo da semana para isso. Por exemplo, o Jus Brasil disponibiliza um meio de comunicação muito interessante entre advogados e clientes em potencial. Algumas pessoas fazem perguntas sobre casos reais e advogados PRO (que assinam o plano PRO) podem responder. Muitas vezes, é o contato inicial com um novo cliente. Sendo assim, é interessante reservar 1h por dia, por exemplo, para responder a esses casos. Sempre lembrando que não basta responder de qualquer jeito, mas sim de uma forma a demonstrar profissionalismo e seriedade.
Eu também recebo emails de clientes pelo blog, bem como mensagens inbox na fanpage do Facebook. Então também reservo um horário por dia para responder a todos.
Caso você publique textos, é interessante reservar algumas horas por semana para a confecção desses textos, também focando sempre no profissionalismo e seriedade.
Junto com captar novos clientes, vem as consultas jurídicas. É necessário que o advogado tenha horários livres para essas consultas. Um bom jeito de não se atrapalhar no meio do grande volume de trabalho é reservar dias ou horários para atender aos novos clientes. Se as consultas serão todos os dias de manhã, ou todos os dias pela tarde, ou em dias específicos da semana.
Por exemplo, eu costumo atender clientes toda segunda, quarta e sexta (em qualquer horário, dentre uma ida e outra ao Fórum). Terças e quintas reservo para escrever petições e estudar os casos. Às vezes marco clientes próximos um do outro, atendendo vários novos casos em seguida. Depois estudo um por um para dar entrada na ação.
2. Acompanhamento dos processos em andamento e cumprimento dos prazos
Acompanhar publicações é o fardo de todo advogado. É por meio das publicações que acompanhamos o andamento dos processos, e, por óbvio, acompanhá-los é de suma importância. Cumprir os prazos, então.. mais importante ainda!
Perder um prazo pode custar o sucesso de uma ação.
Existem programas que podem nos auxiliar e algumas das OABs fornecem um para advogados com a anuidade em dia. A OAB/SP, por exemplo, possui convênio com a Advise Brasil.
Essa é a minha página inicial da Advise, pelo convênio com a OAB/SP. Conforme consta da imagem, é possível marcar compromissos em uma agenda online, agendar prazos com grau de prioridade, acompanhar publicações, etc. É muito útil. Não sei dizer, por ora, se é a mais indicada, pois nunca usei outra. Uso esta por conta do convênio com a OAB/SP.
A Advise possui convênio com a OAB dos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. (Fonte)
Além da Advise, outras empresas e programas facilitam o acompanhamento de publicações e prazos. É possível criar uma estrutura de um escritório virtual, mesmo que trabalhando sozinho. Farei um post futuramente sobre programas e softwares que facilitam a vida do advogado.
Uma dica também é usar o calendário do Google, para quem possui email do "gmail", e agendar os prazos e audiências, configurando para que o próprio Google encaminhe um email avisando. É possível escolher com que antecedência você prefere receber o email (1, 2 dias antes, no mesmo dia, etc). Creio que esse serviço também pode ser utilizado em outros emails.
3. Dar entrada em novas ações
Além dos prazos a cumprir em processos já existentes, também precisamos dedicar parte do nosso tempo às novas ações. Captar clientes novos é seguido de dar entrada em novas ações, o que muitas vezes requer estudar o caso mais a fundo.
Quando o trabalho começa a se acumular, é comum que o advogado dê prioridade aos processos já em andamento, com prazos correndo, e acabe deixando de lado as novas ações, exceto as que possuam algum caráter de urgência.
Entretanto, o que para nós, advogados, pode ser apenas mais uma ação judicial, dentre tantas outras que temos, para o cliente pode ser a causa da uma vida! E a mora no ajuizamento de uma ação pode, aos olhos do cliente, ser um voto em desfavor do advogado.
Lembremos que advogados vivem de honorários, e nós PRECISAMOS dos clientes, como em uma simbiose. Tratar bem o cliente e deixá-lo satisfeito (na medida do possível, é lógico, já que também não fazemos milagre) é muito importante, sobretudo em começo de carreira.
Sendo assim, é também uma dica interessante reservar um dia da semana ou horários específicos para estudar os novos casos e redigir as exordiais. A peça exordial é de extrema importância, pois é ela que dará início a toda a demanda jurídica, sendo, pois, o ponta pé inicial de um processo. De tal forma, a peça exordial deve ser redigida com cautela, buscando a melhor fundamentação possível.
Obviamente, organizamos as iniciais por ordem de urgência, mas lembre-se sempre de respeitar o cliente, porque ele está esperando o ajuizamento daquela ação.
4. Você deve satisfações aos seus clientes
Uma vez ajuizada a ação, é comum que surja alguma situação que cause dúvida ao cliente. Sendo assim, ele vai te procurar durante o andamento do processo, seja por telefone, email ou até whatsapp.
Muitas vezes estamos naquela correria de audiência, consultas, prazos e mais prazos vencendo, e acabamos deixando de lado aquela dúvida do cliente.
Atuar com transparência é de extrema importância, e a comunicação com o cliente deve ser uma prioridade. Lembrando que você precisa dele tanto quanto ele precisa de você (talvez mais, porque ele pode procurar outro advogado, e você vai perder o cliente).
Então vale salientar também que é bom reservar um horário para responder aos clientes antigos. Seja meia hora antes de dormir, seja logo que acordar, seja na hora do almoço, tanto faz. Basta ter um horário do dia em que você cheque se algum cliente enviou alguma pergunta, e responda com zelo e atenção, sem que isso atrapalhe a correria do dia a dia.
5. De olho nas finanças
Isso é uma coisa que eu, particularmente, não tenho muita paciência para fazer, mas quando se advoga sozinho, é necessário.
É muito comum o parcelamento dos honorários advocatícios devidos em razão de um ou outro serviço. E o que no começo eram duas ou três parcelas de clientes diferentes, pode chegar a várias parcelas de vários clientes, e com vencimentos em dias diferentes.
É bom sempre checar se os clientes estão pagando em dia e, caso não estejam, realizar a cobrança. Afinal, nosso trabalho tem um custo, e advogados também possuem contas para pagar. Ninguém trabalha de graça.
Primeiramente, faça sempre uma estimativa de quanto deverá ganhar em cada mês, considerando as parcelas que cada cliente deverá pagar. A estimativa serve para um controle geral, mas é difícil contar com o dinheiro que ainda não está na sua conta, por mais que ele seja seu por direito. Sendo assim, sempre deixe uma margem. Por exemplo, se você estima que ganhará x no próximo mês, calcule 2/3 de x para pagar suas contas e outros compromissos que venha a adquirir nesse período, e 1/3 de x como margem daqueles clientes que não pagam em dia (pode ser que esse dinheiro não entre na sua conta quando deveria, e se você estiver esperando por ele pode ser um problema).
Sabendo em média quando deveria ganhar em cada mês, estipule um dia do mês para checar o saldo, e ver se o valor total confere com o que você estava esperando. Se estiver faltando algum valor considerável, cheque no extrato quais clientes pagaram e quais não pagaram.
Cobrar o cliente é uma tarefa chata e muitas vezes indelicada. Mas tenha em mente que é seu direito cobrar o cliente pelo pagamento referente ao seu trabalho. Você fez a sua parte, agora o cliente precisa fazer a dele. Ademais, não é um favor que você está cobrando: é o seu pagamento pelo seu serviço.
Uma boa dica é enviar um email ao cliente, perguntando se ele efetuou aquele depósito no dia tal, e, se sim, peça para enviar um comprovante, "pois não consta do saldo esse valor".
Lembre-se de que o contrato de honorários advocatícios pode estipular um percentual de multa e de juros em caso de inadimplência, bem como estipular a rescisão contratual quando a inadimplência for superior a um determinado período. Também é possível acrescentar ao contrato uma cláusula de vencimento antecipado das parcelas em caso de inadimplência.
Para não perder o cliente, vale tentar negociar. Mas é sempre aconselhável lembrar o cliente das cláusulas contratuais, incluindo a multa, os juros, correção monetária, e o vencimento antecipado das demais parcelas.
Em casos extremos, havendo um contrato assinado, a Execução é sempre uma saída. Mas busque sempre efetuar a cobrança por meios extrajudiciais primeiro, sobretudo por texto.
E fica a dica: evite contar com o dinheiro que ainda não está na sua conta bancária.
6. Mantenha-se atualizado
Além de estudar os casos nos quais você está atuando, é sempre bom manter-se atualizado. Busque sempre dar, ao menos, uma lida em jurisprudência, Súmulas, um novo entendimento do STJ, do STF, bem como uma lei que foi aprovada semana passada.
O Direito está em constante mutação, e um bom advogado sempre precisa estar atualizado.
Reserve, também, um dia da semana, mesmo que seja só por meia hora, para dar uma lida em atualidades jurídicas daquela semana. Se surgir um assunto muito interessante (por exemplo, o Novo CPC), invista um pouco mais de tempo em um curso de atualização. Mas para assuntos do cotidiano, muitas vezes uma lida em uma matéria publicada na internet pode ser uma porta aberta para novos clientes.
7. Lazer é um direito constitucional de todos
Trabalhar é necessário e investir no trabalho também. Devemos nos atualizar, sanar dúvidas de clientes, acompanhar processos em andamento, cumprir prazos e buscar novos clientes e novos casos.
Entretanto, lazer também é um direito do advogado, como todo mundo. E se você permitir, logo estará trabalhando feriados e fins de semana. Às vezes o volume de trabalho é grande demais e acaba por exigir que passemos algumas horas dos fins de semana trabalhando. Mas não esqueça de tirar uma tempinho de folga, para curtir a família, os amigos, e distrair um pouco.
Dar uma pausa ajuda, inclusive, a render mais no trabalho, pois um cérebro sobrecarregado não funciona direito.
Para não enlouquecer no meios dos processos, estabeleça horários para trabalhar e horários para descansar. Para quem trabalha em casa muitas vezes é ainda pior, pois há os que não param nunca e os que não conseguem se concentrar no trabalho, pois ali também está a televisão, a geladeira, etc.
Então mesmo quando estiver em casa, estabeleça horários. Por exemplo: das 8h às 12h. Pausa para o almoço. Volte às 14h, até às 18h. Pausa para um lanche. Por fim, tire meia horinha para responder emails de clientes, antes de assistir a novela, ou bater um papo com seu marido, esposa, filhos, ou sair com amigos. Uma boa dica também é desligar o celular (ou deixar no modo silencioso) nos horários em que não estiver trabalhando. E guarde ao menos parte do fim de semana e feriado para relaxar, e aproveitar também a vida, porque ninguém é de ferro.
Gerenciar o trabalho é o segredo para crescer na advocacia. Advogar sozinho pode parecer loucuras algumas vezes, sobretudo quando o volume de trabalho cresce e começamos a acumular tarefas infindáveis. Mas é uma opção para quem quer fugir de grandes escritórios. Pegando o jeito, não é tão difícil. E, apesar de muitas vezes ser cansativo,vale a pena!
13 comentários
Excelente suas dicas.
ResponderExcluirParabéns!
Muito obrigada, Wendell! Abraço!
ExcluirGostei muito! Parabéns! vou ler mais.. :)
ResponderExcluirObrigada, Luciana! Espero postar mais textos como esse. Abraço.
ExcluirParabéns pelo texto Dra. Camila! Excelente redação. Abraço. Juliano Carlos R. Fernandes
ResponderExcluirObrigada! Abraço!
ExcluirDra Camila Sardinha
Muito bom o texto! Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Abraço
ExcluirDra Camila
Parabéns pelos assuntos interessantes e necessários!!!!
ResponderExcluirMuito obrigada, Dr! Ficamos imensamente satisfeitos com seu comentário! Esperamos sempre trazer novos assuntos que interessem aos profissionais do Direito. Abraço e muito sucesso!
ExcluirEquipe DVJ
Muito bacana essas dicas.
ResponderExcluirObrigada, Lucas! Espero ter ajudado. Abç
ExcluirBoa noite, excelente blog, ótimas dicas para o cotidiano da loucura diária que é militar de forma autônoma.
ResponderExcluirTexto muito bem escrito e de grande aproveitamento aos colegas advogados, iniciantes ou não.
Parabéns
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