Atuação no direito previdenciário – O começo.

Desde quando comecei as escrever para o blog, passei a receber e-mails por meio do blog e, também, algumas mensagens pelo Jusbrasil, com perguntas de novos advogados iniciantes na carreira que optaram por atuar na área do direito previdenciário. Muitos querem meus conselhos, na maioria das vezes, ainda vão começar e querem saber como.
Bem, primeiramente, não sou nenhum exemplo a ser seguido, não sou uma advogada super conceituada ou de sucesso que tem uma grande carreira para poder ensinar ou aconselhar quem está começando, na verdade, estou no começo também, este ano faço 4 anos de formada e três e meio que sou advogada. Portanto, minha caminhada é bem pequena.

Mas, como eu sei bem como é começar do NADA. Me solidarizei e vim trazer as minhas concepções sobre quais podem ser os caminhos a ser seguido por aqueles que querem iniciar na advocacia previdenciária.  Lembrando que estes conselhos se aplicam mais aos advogados autônomos, mas, de alguma forma, pode ajudar aos outros.
Primeiro conselho, tenha certeza de que a caminhada é árdua. Sim, não é fácil trilhar o caminho da advocacia, seja qual for a área que você escolher. Já dizia Rui Barbosa: “a advocacia não é uma profissão de covardes.”
 Isto se aplica em tudo na advocacia. Ou seja, aguentar os primeiros meses sem dinheiro. Sim, demora para ele chegar, algumas vezes mais, outras menos. Aguentar nossa própria pressão, a pior de todas. Os questionamentos da  família sobre quando você vai comprar seu carro, sua casa ou, quando você vai achar aquela causa milionária. E, entre outros tipos de pressão.
Depois disso, segundo conselho: tome um banho de humildade todo dia antes de você sair de casa. Sim, meu caro amigo ou amiga. Sua linda e rosa carteira de identificação da OAB não é o passaporte para a ascensão social e, mesmo que fosse, você depende de muita gente para se manter aí. Sim, depende.
Meu pai é comerciante e ele sempre diz uma coisa: “o comerciante autonomo não tem um chefe, tem vários. Todo cliente é um chefe.”
No caso do advogado, quando você ainda não tem clientes, ou quando ainda tem pouco, TODO mundo ao seu redor é um cliente em potencial, portanto, todo mundo é seu chefe em potencial.
Quando você vai para uma entrevista de emprego e está diante de um chefe em potencial, você não age como se já estivesse diante do seu chefe? Pois é, assim também tem que ser na advocacia autônoma. Você depende que estas pessoas à sua volta, ou seja, todo mundo, goste da sua carinha LEENDA, para que então, você seja de fato contratado.
O que eu quero dizer com isso? Seja educado com as pessoas à sua volta. Seja agradável. E por que banho de humildade? Porque a humildade faz isso com a gente. Nos torna pessoas acessíveis, educadas e gentís. Portanto, pratique a humidade.
Tenso pensar nisso, né? Mas é a verdade verdadeira. E, às vezes, demora para nossa ficha cair. E a gente dá bastante cabeçada, sabe? Sai por aí com este ar de ADVOGADO, como se fosse uma coisa importante!
 Mas,você só será importante se você tiver clientes, se não tiver, sorry, você não terá honorários, sem honorários, sem dinheiro, sem dinheiro, neste mundo capitalista, bem, você não paga nem a anuidade da carteira rosa que te deixa TÃO importante. Portante, parê! Humildade sempre.
Depois de investir pessado na sua humildade. O passo seguinte é definir uma área, no caso, todos vocês optaram por direito previdenciário, né? Então, vão fazer uma pós graduação. SIIIIM. Vale o investimento. Como dá para parcelar em várias vezes, mesmo no começo da carreira você consegue pagar, com fé em Deus!
A pós não vai te ensinar muito de prática, a depender da instituição, mas te deixa bem atualizado, principalmente porque foram tantas mudanças na legislação, né? Tá valendo pagar por uma pós graduação sim. Até porque, ser especialista na área aumenta sua credibilidade diante dos clientes.
Aí, o passo seguinte é o tal do networking e o marketing pessoal, este, na verdade, já começou lá com o banho de humildade. Você vive disso, caro amigo. Se não gosta de eventos sociais, fazer cara de paisagem, sorrir e acenar. Repense e sorrie e acene.
Como a área escolhida foi o direito previdenciário, sugiro que você comece a falar para sua avó, irmã da sua avó, avó dos seus amigos e outras pessoas da terceira idade, ou que estão chegando lá, que você atua na área da aposentadoria. SIM, esta é a nomenclatura. Na maioria das vezes, quase sempre, seu cliente não sabe o que é direito previdenciário, mas, sabe o que é INSS e aposentadoria, então, é bom ser beeeem claro.
Depois que eles entenderem que você é o cara do INSS, todos os outros tipos de benefícios previdenciários chegarão até você com as indicações.
Olha, mesmo que a pessoa já seja aposentada, vale deixar seu cartão. Estas pessoas mais velhas sempre conhecem alguém com um probleminha para se aposentar, para receber a pensão e por aí vai. E vá preparado, com muita paciência no coração, porque é preciso explicar muitas vezes a mesma coisa. E seja humilde, lembra? Não adianta se irritar porque a pessoa está sugando todas as informações e nem está pagando consulta.
A ideia aqui é diferente, você está fazendo propaganda do seu produto. Por acaso, você paga para assistir aquelas propagandas da sádia que a Angélica aparece fingindo que come salsicha? Não, mas a sádia paga milhões de reais para veicular aquilo na TV globo, então, agradeça sua avó por não te cobrar e seja bem educado explicando tudinho. Rs
Gente, esta é hora que você precisa frequentar os lugares que os seus clientes em SUPER potencial estarão. Cliente em SUPER potencial são os clientes que precisarão da sua atuação na área previdenciária. Cliente em potencial são os casos em geral.
Por exemplo, sua tia avó te convida todo final de semana para ir no bingo com ela e você sempre tem uma desculpa para não ir? Agora você vai se convidar para ir. Imagina quantas possíveis aposentadorias, pensão e benefício assistencial estarão por lá? Pois é, vá. Sorria, brinque o bingo e seja agradável.
Uma hora ou outra, alguém te pergunta o que você faz da vida, aí você poderá dar várias aulas gratuitas de direito previdenciário com todo amor e carinho para as titas do chá e depois ainda poderá deixar uns cartões de visita e convidá-las para tomar um café com você no seu escritório.
Estas são situações reais, do dia a dia, que a gente desperdiça, primeiro por não ter paciência e segundo por achar irrelevante. Então, agora, como um advogado empreendedor, aproveite, porque para você agora são oportunidades.
O boca a boca é o que leva seu nome mesmo, viu? Pagar para sair no folheto da cidade é bem menos impactante. Mas, por outro lado, fazer parcerias com sindicatos, por exemplo, pode ser bem interessante.
Como? Não sei. Faça uma lista dos sindicatos que existe na sua cidade, visite, ofereça palestras sobre temas da sua área, sim, gratuito. Se faça conhecer. Veja como podem estabelecer parcerias. Isto você vai descobrir fazendo.
Sindicato não deu certo. Lembra daquele teu amigo que tem um tio que é dono de uma empresa? Pois é, vai lá, pede para fazer uma palestra com os funcionários sobre auxílio doença, sobre aposentadoria especial e etc. Claro, o tema tem que ter algo relacionado com a empresa, tem que ser interessante para empresa, enfim, é um negócio. Descubra uma forma de você ir até seus clientes.
Neste momento, é preciso as pessoas saibam que você está no mercado. E as pessoas se impressionam bastante com advogado que age assim. Porque a maioria não toma aquele banho de humildade antes de sair de casa, aí já viu, né?
Se você for um cara, ou uma cara, de coragem, tenho outro conselho. Sabe a zona rural? Lá tem um monte de gente que já poderia estar aposentada, mas, na maioria das vezes, por falta de conhecimento e, algumas vezes, má fé de muita gente, ainda não estão. Sabe o que isso significa? Retroativo!! Pois é, advogado previdenciário vive MESMO é de retroativo.
Sabe a paróquia da sua cidade? Ela tem comunidades rurais. Pois é, incrível, né? Nestas comunidades, normalmente, eles são carentes de TUDO, até de padre. E eles ADORAM receber gente lá para ir falar com eles, sabe? E são suuuuper acolhedores, povo humilde. Lembra, humildade?
Então, faça contato com o líder da comunidade, ofereça palestra sobre o assunto, explique como um produtor rural pode se aposentar, como a família pode contribuir para previdência. Esse povo tem um MONTE de tabu que os próprios sindicatos criam, vá lá. Leve conhecimento para esse pessoal e, claro, seus cartões.  Mas, lembre-se, seja humilde. Nada de reclamar do cheiro de cocô de vaca. Sorria!!
Bem, tem muitas outras dicas que eu poderia dar, mas para finalizar, ae você for abrir um escritório sozinho, pense bem. São muitos custos e, algumas vezes, o dinheiro não é regular. Portanto, tenha uma fonte de renda independente para manter seu escritório por, pelo menos, uns dois anos. Pode ser seus pais, desde que eles concordem com isto.
Isso é o mundo do dever ser, né? Às vezes não dá, eu sei, como no meu caso. Aí, caso contrário, tenha coragem, meu amigo. Atue em outras áreas, some isto à advocacia correspondente, não rende muito, mas quebra uns galhos.  Se for o seu sonho, por maiores que forem as dificuldades que você tiver no caminho, você conseguirá.
Enfim, começar no direito previdenciário é igual a começar em qualquer área, quando se trata de advocacia autônoma, a diferença mesmo é aonde você precisa ir para fazer o networking.
Começar em um escritório primeiro e depois abrir o seu pode ser bem interessante, com certeza te agregará várias cosias, especialmente sobre a prática.
Guarde no seu coração, seja lá como você for começar, seja persistente, humilde e honesto.1 Estas chaves abrem portas certas e forma permanente. O resultado pode demorar, mas, com certeza, quando surgir fará de você uma pessoa realizada e orgulhosa da história que escreveu. 

Compartilhe:

4 comentários

  1. Velho!!! A senhorita é destruidora!!! Que arraso!
    Nunca li um texto que me animasse de verdade com a advocacia. Obrigado. Deu vontade de terminar a faculdade agora mesmo e ir dar a cara a tapa no mercado hahahahahaha
    Humildade, que foi tão frisado no texto, é uma prática que não deve ser levada somente na advocacia, para para a vida toda por todas as pessoas do mundo. E na faculdade de direito eu vejo tão poucas pessoas humildes que fico me sentindo um patinho feio lá. E é o que falta na área toda mesmo. Humildade.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, palavras não vão descrever o quanto foi proveitoso ler um artigo como esse, desde já agradeço por sua ajuda, afinal de contas, ninguém compra na farmácia R$ 50,00 de conselho, obrigado!!!! e lembrando precisando de correspondente em Alagoas, estou a disposição um forte abraço e fique com DEUS!!! gbeserradasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Uau, uma verdadeira injeção de ânimo!!! Parabéns pela humildade dra. Allana! Humildade de querer compartilhar conosco algo de tamanha relevância. Obrigada!

    ResponderExcluir

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.