Com que roupa eu vou?

A Importância da Roupa no Ambiente de Trabalho

A maneira como nos vestimos e nos apresentamos diz muito sobre o nosso jeito de ser. 
Mais do que peças que cobrem nosso corpo, as roupas são símbolos de representação social e através delas transmitimos nossa personalidade e interesses. 

Em algumas profissões, entretanto, a imagem pessoal desempenha um papel crucial na imagem profissional, e a Advocacia é uma delas.


Nós, advogados, temos nossa aparência por cartão de visitas. Querendo ou não, a imagem que passamos funciona como uma propaganda e pode estar a nosso favor, ou contra. Nossa aparência é responsável pela imagem subjetiva que outras pessoas farão de nós.

Em ocasiões como audiências, ou reuniões de negócios, é aconselhável estar mais formal. Entretanto, para o dia a dia, é possível variar um pouco o visual, sem perder o profissionalismo. O segredo é sempre combinar peças mais casuais com alguma peça social. Por exemplo, se usar calça jeans, use um sapato social e um blazer. Se usar calça e sapato social, pode usar uma camisa polo.

Existem ocasiões em que pode até ser bom estar mais casual, como, por exemplo, se o cliente é pessoa bem simples e humilde e pode se sentir intimidado com um terno e gravata. Talvez uma roupa mais casual permita criar um vínculo maior com o cliente. Aí cabe ao profissional julgar qual traje é mais adequado para cada ocasião.

O mesmo vale para mulheres. Entretanto, as mulheres possuem um leque muito maior de opções de trajes para o trabalho. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo: bom porque podemos variar mais, e ruim porque corremos mais risco de errar na escolha. 

Por isso, as advogadas devem tomar cuidado redobrado na hora de escolher o traje para o trabalho. Da mesma forma que os homens, a roupa da advogada deve transmitir seriedade e profissionalismo, e passar longe de vulgaridades. Toda mulher gosta de se sentir bonita, mas às vezes algumas mulheres pecam na escolha do traje para trabalho, optando por roupas provocativas demais.

Um vestido justo e decotado é perfeito para um encontro. Mas no trabalho pode causar uma má impressão. Conforme abordamos no texto "Vai de decote que é causa ganha", já existe, mesmo que de forma velada, uma objetificação da mulher, que atribui a qualquer sucesso profissional o "decote", "as pernas à mostra", etc. Sendo assim, usar da beleza e da sensualidade em ambiente de trabalho gera uma imagem insegura, muitas vezes vulgar, e pouco profissional.

A roupa de trabalho ideal deve ser aquela que não é muito justa, é confortável e não possui decotes ou cortes provocativos, nem transmita desleixo.

HOMENS

O que usar: 

Em regra terno e gravata. Mas também é possível variar um pouco o traje mesclando peças sociais com peças casuais, como calça jeans com blazer e sapato social, ou calça social com camisa polo.

Lembrando que para ocasiões como audiências e reuniões, é aconselhável o terno e gravata, ou ao menos um traje formal.







O que não usar:

Não é muito aconselhável usar apenas roupas informais para o trabalho, como calça jeans, camiseta e tênis. Isso porque, ainda que casual,  a roupa do advogado deve transmitir seriedade e a forma como o advogado cuida da sua aparência transmite um pouco da sua personalidade.

Um cliente que encontra-se com algum problema jurídico tenderá a confiar mais em um advogado bem vestido a um profissional com a mesma roupa que usaria em um bar, por exemplo.



Calças jeans rasgadas e chinelos ou sandálias também não causam boa impressão no trabalho.


MULHERES

O que usar:

Como dito acima, mulheres possuem um maior leque de opções de trajes no trabalho. Camisas sociais, calças sociais, calças jeans retas e escuras (sem rasgos ou remendos), blazer, saia lápis, e sapatos sociais.

Scarpins e peep toes são sapatos ideais para o trabalho, por darem um ar mais formal a qualquer visual. Salto é uma opção, mas vale lembrar que o sapato deve ser confortável, já que a mulher o usará o dia todo. Então sapatos baixinhos e rasteirinhas também podem ser usados, desde que adequados à ocasião.



Vestidos também podem ser usados, desde que não sejam muito justos, decotados ou curtos.




O que não usar:

Da mesma forma que para os homens, roupas muito informais não são muito adequadas para o trabalho, pois não transmitem a devida imagem de profissionalismo, sobretudo se você for um jovem advogado.

Todavia, para mulheres tambem vale lembrar que roupas provocativas, muito justas, curtas, ou muito decotadas não são permitidas, pois podem passar uma imagem vulgar e pouco profissional.

Roupas muito coloridas, esvoaçantes, ou com muito brilho também dão um ar pouco adequadas ao ambiente de trabalho.









A sua roupa transmite muito da sua maneira de ser e da forma como você se porta em determinadas situações. Escolher a roupa errada, principalmente dentre os jovens profissionais, pode acabar por transmitir uma imagem errônea do seu profissionalismo.

Por isso, invista um tempinho em escolher um traje adequado, pois certamente isso o auxiliará no dia a dia profissional.


Compartilhe:

5 comentários

  1. Uma advogada pode usar batom vermelho tanto no escritório quanto quanto em uma audiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a maquiagem... Fica a critério de quem vai usá-la. Já assisti muitas audiências em que advogadas vão com maquiagens exageradas. Mas, como dito na matéria.. não é muito bom usar acessórios exagerados. Eu particularmente, usaria o batom vermelho desde que a minha maquiagem desse a ideia de um semblante mais natural.

      Excluir
  2. Olá, Doutora! Sou estudante de Direito e, no meu dia a dia na faculdade, uso sempre tênis casuais (um estilo tipicamente jovem). Nunca gostei de salto, seja baixo ou alto, nem de sapatos abertos, além de chinelos. Há uma solução para mim? Um sapato que eu possa usar e manter meu estilo mais "masculino"?

    ResponderExcluir

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.