Enganadores na Justiça do Trabalho


Não gosto de generalizações. Acredito fielmente que quem generaliza é uma pessoa má informada (para não dizer ignorante).


Dizer: "todo policial aceita suborno", por exemplo, é generalizar. Se um policial aceitou, isso não significa que toda a instituição cometa o mesmo erro.

Também não gosto quando escuto algum colega dizer: "a Justiça do Trabalho só serve para prejudicar os empregadores".

Sou uma defensora assídua dos direitos trabalhistas e da Justiça do Trabalho e fico p... da vida quando colegas de outras áreas se referem a ela como "Justicinha". Tenho vontade de descer do salto!

Acontece que, infelizmente, em algumas situações os colegas estão certos. 

Vejo uma grande quantidade de condenações injustas às empresas. Há sim muitos empregados mal intencionados, que mentem para ganhar algum dinheiro da empresa que o dispensou. O pensamento vingativo de muitos ex-funcionários existe sim! Não podemos negar.

E junto com esse sentimento absurdo de ganhar um dinheirinho fácil, há também (infelizmente) alguns juízes que condenam essas empresas, mesmo àquelas que pagaram certinho todos os direitos dos trabalhadores. Não que façam isso por incapacidade de julgar corretamente a demanda, mas podem ter sido levados a erro, talvez.

Testemunhas falsas existem aos montes no dia a dia da Justiça Trabalhista. Algumas vezes conseguimos desmascará-las, mas nem sempre isso é possível. Somos (advogados e juízes) enganados por pessoas de caráter duvidoso.

Sei que nos processos trabalhistas as testemunhas são muito valorizadas, mas particularmente, não gosto dessa valoração, pois há espertinhos nos enganando.

Há também os acordos. Por vezes injustos também.

Quantas vezes a empresa (aqui falo apenas das corretas) prefere realizar um acordo com o ex-funcionário, para evitar uma condenação maior no fim do processo?

Será que, fazendo um acordo, ela estaria assumindo que é culpada e que está como Reclamada porque merece? 

Não é nada disso!!

Isso ocorre uma vez que essas empresas já sofreram condenações injustas no passado e, mesmo tendo pago tudo corretamente, tem medo de uma nova condenação. Assim, preferem fazer um acordo menor, do que correr o risco de sofrerem uma condenação maior dali uns anos.

Isso acontece, como eu disse, por causa das falsas testemunhas.

Uma empresa para a qual atuei, foi condenada a pagar diversas horas extras, pois o ex-funcionário levou um colega (também ex-funcionário da empregadora) que afirmou que o reclamante passava o crachá dando saída, mas que retornava ao trabalho sem ganhar nada!!
Essa não é a realidade dos fatos, pois sei que nenhum funcionário dessa empresa realiza horas extras, Porém a testemunha do empregado foi mais valorizada que as testemunhas da empresa e que os cartões de ponto apresentados.

Seria ingenuidade da minha parte acreditar que não há empresas que fraudam cartões ou que não obrigam seus funcionários a darem saída, mas são obrigados a trabalhar por mais algumas horas. Todos sabemos que isso existe, mas infelizmente há boas empresas pagando pelos erros de empresas ruins.

Depois dessa condenação, essa empresa que mencionei, aceita fazer acordo com qualquer funcionário que ajuizar ação contra ela. Eles preferem isso à pagar pela assessoria jurídica e minimizar os problemas no futuro... mas cada um é um, não é mesmo?

Nossa função, como operadores do direito, é preservar a Justiça do Trabalho. 

Obviamente que ela deve ser aprimorada e evoluir sempre. A Justiça aplica as leis, não importando quem vai ganhar ou perder, mas infelizmente ainda ocorrem muitas injustiças devido ao protecionismo ao trabalhador e aos "enganadores" que citei acima.


Sou totalmente a favor de tal protecionismo, mas na prática, na aplicação da lei na Justiça do Trabalho, ele deve ser relativizado, assim teremos mais justiça na esfera trabalhista brasileira.

Compartilhe:

1 comentários

  1. Infelizmente há os dois lados da moeda, hoje não sei, já que não trabalho mais em banco há mais de 18 anos, porém, era uma prática muito comum entre os nossos bancos, inclusive públicos, a exemplo do Banco do Brasil, a obrigarem seus funcionários a trabalharem gratuitamente, sem receberem horas extras, mediante toda sorte de ameaças, e para aquela minoria disposta a entrar na justiça trabalhista visando recuperar parte de seu prejuízo, eram oferecidas migalhas e seus colaboradores pressionados a aceitarem, sob a ameaça de verem seus processos tramitando tempo considerável a perder de vista, amargando baixos valores e ainda terem que bancar percentual considerável para o advogado.

    ResponderExcluir

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.