OPERAÇÕES LOGÍSTICAS E O CUSTO TRIBUTÁRIO



A logística é o setor que mais vem ganhando importância nos últimos anos. É através dela que são administrados os recursos das empresas, pelo controle de estoque, armazenagem e circulação de tudo o que é produzido no país.

Para obter mais lucros a necessidade de reduzir os custos passou a ser responsabilidade de todos os setores das empresas. Com isso, a administração dos custos tributários ganhou grande relevância nas negociações comerciais e na definição de todos os processos logísticos, já que as regras tributárias muitas vezes não são claras, levando as empresas a pagarem tributos além do necessário.

Há casos que em operação interestadual o profissional logístico precisa saber que não é “contribuinte” e sim “responsável tributário” do ICMS. Se ele não souber disso, seu contrato não será vantajoso para as suas negociações e o prejuízo será certo. A importância de ter uma orientação jurídica é fundamental para a definição de um contrato correto, determinando a real responsabilidade pelo pagamento e a efetiva contabilização do custo deste imposto.

Há ainda casos em que a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS, por exemplo, é do adquirente e será ele o responsável em contabilizar este custo. A contratação jurídica na área tributária, em um primeiro momento pode parecer um gasto desnecessário, mas deve ser encarado como investimento, já que é através desse profissional qualificado que haverá a garantia da correta observância dos procedimentos fiscais relacionados aos negócios da empresa, diminuindo, e muito, os prejuízos que elas estavam contabilizando.

TEXTO ESCRITO PELA DRA. ÉRICA BIONDI da equipe Biondi Advocacia Contato: biondiadvogados@gmail.com

Compartilhe:

0 comentários

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.