Dia do Advogado! E Falando Sobre Home Office na Crise.


Hoje, dia 11 de Agosto, popularmente conhecido como o Dia do Advogado, é também a data do início dos cursos jurídicos no Brasil, completando 189 anos. E nessa data me é impossível não recordar a trajetória do Blog Jurídico que hoje, em pouco mais de um ano, conta com mais de 100 mil seguidores.

O Blog Diário da Vida Jurídica, apelido carinhosamente de DVJ, surgiu com o intuito de oferecer algum auxílio aos advogados, em especial os iniciantes, pois eu mesma senti falta de algum norte direcionador quando me formei e dei início à minha carreira. Verdade seja dita, muito embora minha formação tenha sido em uma excelente Universidade Pública (UNESP), advogar não é algo que se aprende na faculdade, mas na prática. Certa vez vi uma frase que traduz bem a minha visão do Direito, em se tratando de advocacia: "Na prática... a teoria é outra". É mais ou menos isso.

Sendo assim, o Blog surgiu despretensiosamente, apenas como forma de oferecer algumas dicas aos advogados iniciantes e que sentiam-se perdidos nos primeiros passos da profissão. Em muito pouco tempo, a visibilidade do Blog alcançou um patamar inesperado e logo me vi na necessidade de contar com a ajuda de outros profissionais para garantir que o Blog estivesse sempre ativo.

Aos poucos, foram se unindo a nós colunistas exímios, dos lugares mais diversos do país, e que com muita boa vontade compartilharam comigo e com leitores de todo o Brasil suas experiências e conhecimentos, ampliando ainda mais o alcance do nosso Blog. Aproveito o ensejo para deixar registrado meus sinceros votos de estima e meu agradecimento a todos eles: Dr. Tássio Igor, do Rio de Janeiro, que infelizmente não pôde continuar na nossa Equipe; Dra. Ana Carolina Guimarães, de Minas Gerais; Dra Érica Biondi, de São Paulo; Dra Allana Araujo, de Rondônia; e Dra Juliana Boschoski, do Rio de Janeiro. Obrigada a todos, pois sem vocês certamente o Blog não existiria como existe hoje!

Hoje recebemos uma quantidade incontável de e-mails, a grande maioria agradecendo por ter encontrado alguma orientação em nossos textos. Criamos também o Fórum do Advogado DVJ no sítio Facebook, com o intuito de facilitar a comunicação entre os Nobres Colegas, de forma que pudessem compartilhar também suas experiências, tirar dúvidas, discutir casos jurídicos práticos e, por que não, fazer amizades. E, muito embora eu mesma não consiga participar do Fórum como gostaria, em razão da falta de tempo (vida de advogado é uma loucura!), só tenho a agradecer quando vejo que o Fórum existe por si só. Os Colegas participam ativamente, sempre há movimentação, e existe uma clima muito bom de cooperação e união, que acredito ser o primeiro passo para a valorização da Advocacia.

A nossa própria Constituição Pátria preceitua a importância do advogado, em seu artigo 133, quando dispõe que:

 Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

De tal forma, o dia de hoje merece ser comemorado! Meus sinceros parabéns a todos os advogados do Brasil que, dia após dia, enfrentam todos os problemas da Advocacia e as injustiças do nosso país, tendo por profissão a defesa do direito alheio. Aos advogados que, mesmo diante das intempéries, não desistem da luta pela Justiça. Calando o advogado, cala-se também a civilização e a democracia, pois não há sociedade com acesso à verdadeira justiça sem advogados.

Hoje desejo que todos tenhamos sabedoria, iluminação e força para continuar na árdua batalha, e que possamos nos unir, para enfrentar essa fase crítica que a advocacia passa já há algum tempo.

Aproveitando o momento, vou responder a um pedido de uma Nobre Colega, que recebi por e-mail, e que infelizmente até o presente momento não consegui dar uma resposta satisfatória.

A supramencionada Doutora indagou-me sobre atuar em escritório dentro da própria casa, também conhecido como Home Office.

Pois bem. Manter um escritório de advocacia, em especial em algumas cidades do país, não é barato, e para advogados iniciantes pode ser uma despesa difícil de ser conciliada. Com a crise econômica, muitos advogados desistiram de manter um escritório fora e passaram a atuar em suas próprias residências, o que é uma estratégia razoavelmente interessante para conter gastos, sobretudo em tempos de crise.

Todavia, trabalhar em Home Office não é tão simples. Isso porque é preciso ter muita disciplina para trabalhar em sua própria casa, simplesmente pelo fato de estar em casa. Inevitavelmente associamos nossa casa a aconchego, descanso, relaxamento, e não a produção e trabalho. Mas quando adotamos o esquema Home Office, é preciso ter um espaço próprio em que seu cérebro compreenda que ali é para trabalhar, e não para dar escapadas para a cozinha, ver um filme e relaxar. É preciso ter um espaço adaptado para a produção, de forma que o profissional, apesar de estar dentro de sua residência, sinta-se em um ambiente de trabalho. 

Vou deixar aqui algumas dicas para os Nobres Colegas que desejam atuar dessa forma, por tempo indeterminado ou temporariamente, visando auxiliar um pouco essa contenção de gastos sem prejuízo do rendimento do trabalho.

Sigamos:

1. Tenha seu ambiente próprio

Primeiramente, é importante que o advogado, ao adotar o esquema de trabalho Home Office, tenha, em sua residência, um ambiente adaptado ao seu trabalho. Isto é, trabalhar na mesa da cozinha ou da sala de jantar não é uma boa ideia. Um ambiente próprio, devidamente adaptado e montado para o exercício da advocacia, pode auxiliar no maior rendimento.

O ideal é que o advogado possa dispor de um recinto em sua residência que possa ser mobiliado com ao menos uma cadeira e uma mesa, e preferencialmente que possa ser isolado dos demais ambientes da casa, por exemplo, fechando a porta.

Dessa forma o cérebro compreende que o profissional está em um ambiente formal de trabalho, o que auxilia na concentração e no rendimento.

2. Monte um ambiente sóbrio

Alguns colegas, em especial as mulheres, ao montar um Home Office, aproveitam a contenção de gastos, por não haver necessidade de custear o aluguel de uma sala, e decoram o ambiente de trabalho de forma exacerbada.

Trazer cor ao ambiente pode torná-lo mais alegre e até auxiliar ainda mais na produção do seu trabalho, mas uma decoração muito pesada pode ser a causa de distrações. Além do mais, alguns colegas utilizam o Home Office para atender clientes. De tal forma, ainda que se monte um ambiente esteticamente agradável, dê preferência para decorações sóbrias, que passem a devida seriedade ao seu cliente e a você mesmo.

3. Monte um ambiente bem iluminado

A luz natural do sol traz diversos benefícios ao ser humano, e um deles é auxiliar na atividade cerebral. Isso porque somos programados para funcionar de dia e dormir durante a noite, razão pela qual seu corpo compreende, perante a luz do sol, que está na hora de "funcionar".

Monte seu escritório perto de uma janela, de preferência de frente para ela, de forma que o ambiente fique bem iluminado. Ter uma vista privilegiada também pode ajudá-lo a espairecer um pouco nos momentos de tensão.

4. Ajuste sua cadeira

Um advogado passa boa parte de seu tempo sentado na frente da tela de um computador. Dessa forma, é estritamente necessário que todas as regras ergonômicas sejam seguidas na hora de montar seu Home Office, já que muitas horas sentado da forma errada pode causar diversos problemas de saúde, como dores na coluna, LER, tendinites, torcicolos, etc.

Sendo assim, invista em uma cadeira confortável, que possa ser devidamente ajustada, e ajuste-a de forma que seus pés possam ficar totalmente apoiados no chão ou em um descanso para pés. Os braços devem ficar apoiados de forma que os cotovelos formem 90 graus e o antebraço fique em posição paralela ao chão no momento de digitar, e a tela do computador deve estar posicionada a uma altura que permita que o advogado possa olhá-la sem ter que manter a cabeça baixa, o que pode causar torcicolos em períodos prolongados.

Tente manter a coluna ereta enquanto estiver sentado, e para isso uma cadeira adequada é extremamente importante. Pode parecer bobeira de início, mas acredite: não é. 


Fonte: Santa Casa de Maceió


5. Estipule seus horários


Não é porque você trabalha em casa que não tenha horários para trabalhar. Estipule um horário de funcionamento do seu escritório e esteja à disposição nesse período. Por exemplo, vamos supor que o seu escritório tenha horário de funcionamento das 9h às 17h. Às 9h você precisa estar pronto para trabalhar e estar disponível para seus clientes até às 17h.


Cuide também para que o trabalho não tome todo o seu tempo, o que é comum na vida de um advogado. Policie-se para não responder e-mails, mensagens no whatsapp ou outras formas de contato dos clientes após o horário de funcionamento do seu escritório (ou ao menos do Fórum). Do contrário, você vai acabar trabalhando 24h por dia, praticamente.


6. Tenha horário de almoço


Nem sempre é possível tirar um horário de almoço satisfatório, pois sabemos que a rotina de um advogado é bastante corrida e por vezes vamos conseguir sentar para comer só às 16h. Todavia, tente estipular um horário aproximado de almoço e esforce-se para cumpri-lo. Coma com calma, alimente-se bem e tire mais uns vinte minutos para descansar antes de voltar ao trabalho. Isso certamente auxiliará no maior rendimento.


Não almoce na frente do computador ou na mesa de trabalho. Por mais que isso pareça extremamente prático, especialistas da área de saúde dizem que é prejudicial e que é importante parar e desligar-se do ambiente de trabalho no horário de almoço.


7. Tenha tudo o que você precisa por perto


Deixe ao seu alcance, em sua sala de trabalho, uma extensão do telefone, o celular, as pastas com arquivos de clientes, tudo. Não espalhe as coisas pela casa, pois isso dificulta a execução do trabalho.


Se você tem o costume de tomar café durante o trabalho, deixe uma garrafa térmica em sua sala, ao seu alcance, para que não haja a necessidade de toda hora deslocar-se até a cozinha.


8. Vista-se para trabalhar


Primeiramente, nunca se sabe quando você vai ter que sair correndo para atender um cliente de emergência ou para despachar uma peça de última hora no Fórum. Mas independente disso, vista-se para trabalhar, mesmo quando não sair de casa.


Obviamente não há a necessidade de usar salto alto, maquiagem, ou adornos muito exagerados, mas não fique de pijama e pantufas enquanto estiver trabalhando. Acorde, tome um café da manhã e troque de roupa, para que você internalize que está indo para o trabalho, e não que passará o dia vendo televisão em casa.



Uma coisa que eu faço quando trabalho em casa é fechar a porta do escritório e deixar claro que não estou ali. Digo, não estou em casa. Estou no trabalho! Internalize isso, do contrário acabará toda hora se interrompendo para executar eventuais tarefas domésticas ou conversar com outras pessoas em sua residência.


Eu, particularmente, julgo ser mais difícil trabalhar em sistema Home Office do que em um escritório, pela dificuldade em separar as coisas. Mas é possível e é uma boa estratégia para redução de gastos, ao menos no início da carreira ou para enfrentar períodos de crise.


Outra dica também é: a menos que você possua uma estrutura para isso, evite receber clientes na sua casa. Isso porque por mais que seu ambiente de trabalho tenha sido devidamente montado, adaptado, e passe a devida seriedade e formalidade ao seu cliente, ele possivelmente terá que adentrar a sua casa para chegar até o recinto onde você o atenderá. E essa intimidade com o cliente não é necessariamente benéfica à relação advogado/cliente. Um certo grau de formalidade é indicado para que o cliente confie no trabalho do advogado e que o trabalho possa ser desenvolvido da melhor maneira.


Existem algumas salas que alugam por hora, sendo que você pode utilizá-las para atender seus clientes. Algumas seccionais da OAB também oferecem salas de apoio aos advogados, onde estes podem atender seus clientes dentro de algumas regras, que variam de seccional para seccional. Também é possível firmar uma parceria com escritórios de outros colegas, utilizando salas para atendimento mediante algum valor pré combinado.


Caso seja estritamente necessário utilizar-se da sua residência para o atendimento, garanta que a sala seja o mais próximo possível da saída e que o cliente não precise adentrar demais a sua residência para ser atendido.


Espero que este texto possa servir de algum auxílio à Nobre Colegas que me enviou o e-mail. Mais uma vez, parabenizo os Colegas pelo nosso dia, e convido a todos a participarem do Fórum do Advogados DVJ (link aqui).


No mais, boa sorte a todos!









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3 comentários

  1. Me surpreendi ao ler o seu texto, pois é exatamente desta forma que trabalho!! Obrigada colega!! Feliz dia do Advogado(a) p voce tambem querida!!

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    1. Obrigada! Um Feliz Dia do Advogado para nós! Abraço!

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  2. Achei o blog por acaso, e estou adorando ler tudo que aqui vocês publicam. Estou no segundo semestre, engatinhando ainda porém muito interessada em todas as informações possíveis. Obrigada!!!

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