A Saga Empreendedora do Concurseiro


Eu gosto muito do tema empreendedorismo, acho que a ação de empreender se aplica a quase tudo na vida e não só no lado empresarial.
Hoje, como concurseira, vejo e leio muitos conselhos de grandes empreendedores, tento sempre interpretá-los e aplicá-los na minha realidade de concurseira. A verdade é que não precisa de muito esforço, já que o empreendedor se dedica dia após dia em prol de um objetivo e o mesmo acontece com você quando escolhe um cargo ou carreira que depende de aprovação em concurso público.
Ouvimos sempre a importância de um plano de negócio para o empreendor poder colocar em prática o seu sonho. Na maioria das vezes, no plano de negócio, a ideia é grandiosa, mas a caminhada começa aos poucos, um passo de cada vez.
Por exemplo, o desejo é de abrir uma rede de lojas, mas chegar lá é preciso começar abrindo a primeira loja. Claro que este empreendedor vai precisar trabalhar muito para conquistar o seu objeto. Muitas vezes vai parecer impossível ou distante demais, por outras vezes, quem sabe, pode acontecer até dele se acomodar com o que tem e ir deixando de lado o sono inicial – a rede de lojas.
Para o concurseiro não é diferente. Muitos têm sonhos grandiosos. Magistratura, carreiras fiscais, procuradoria federal, enfim, mas ninguém chega à aprovação de um grande concurso como estes sem se dedicar um dia de cada vez, estudando cada uma das matérias do edital com muita disciplina e, salvo algumas exceções, sendo reprovado em muitas provas até chegar na aprovação.
No meio do caminho da vida do concurseiro, assim como na vida do empreendedor, existirão muitas situações capazes de fazê-lo desanimar, desacreditar e, até mesmo, se acomodar com o que tem.
Poucos empreendedores sonham apenas com uma lojinha para vender para os moradores do seu bairro, às vezes até começam assim, mas, o objetivo final sempre é maior.
Normalmente, começar é fácil, têm-se muitos sonhos, esperança e ideais. Estes são os combustíveis que nos tira da inércia, arrancamos o carro do lugar e vamos buscar aquilo que um dia nos vez acreditar sermos capazes.
 Mas, quando partimos estrada a fora, nem sempre é possível ver a tão sonhada linha de chegada. É neste momento que o desanimo bate.
Não ver a linha de chegada, algumas vezes, pode fazer o empreendedor concurseiro se perder no caminho e esquecer o porque do percurso. Diante disso, vem o questionamento: Como não perder a linha de chegada de vista?
Uma vez, quando assisti ao filme que contava a história do Steve Jobs, o filme leva o nome dele, pude perceber que este tão famoso e grandioso empreender da nossa época tinha um objetivo: tocar a vida das pessoas. Quando ele pensava em um produto ele sempre pensava se as pessoas gostariam de ter aquele produto e se aquele produto traria sentido para a vida das pessoas.
No decorrer do filme, percebi que ele sempre se perguntava isso e a partir desse ideal ele construiu muito do que a APPLE é hoje.
Em um de seus famosíssimos discursos, o discurso que ele fez para os formandos da universidade Standford, vale assistir, ele conta três histórias e tira uma lição de cada uma, mas destacado esta parte:
“O tempo de que vocês dispõem é limitado, e por isso não deveriam desperdiçá-lo vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixem aprisionar por dogmas - isso significa viver sob os ditames do pensamento alheio. Não permitam que o ruído das outras vozes supere o sussurro de sua voz interior. E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”
Reforçando: “Não permitam que o ruído das outras vozes supere o sussurro de sua voz interior.”
Tenho certeza que é sob a luz desta afirmativa que todos os empreendedores de sucesso conseguiram conquistar aquele sonho inicial que os motivaram a começar e não se perderam no percurso até a linha de chegada. Assim também deve ser para o concurseiro.
Pois, nós sabemos, sempre tem alguém para jogar um pouco de água no nosso ânimo que nem sempre é dos melhores: uma tia que ouviu dizer que não terá mais concursos, uma pessoa descrente que acha que todos os concursos têm “maracutaia”, um amigo espertão que sabe que você estuda sexta feira a noite, mas toda semana te chama para sair e diz que você vai ficar doido.
Por fim, nós mesmos que começamos a nos comparar com os outros e esquecer de confiar no nosso potencial. Afinal, como disse o Steve Jobs: “E, acima de tudo, tenham a coragem de seguir seu coração e suas intuições, porque eles de alguma maneira já sabem o que vocês realmente desejam se tornar. Tudo mais é secundário.”
Quando no seu coração surgiu o sonho de passar no concurso x ou y, seu coração, intuição, voz interior, como desejar chamar, já acreditava na sua capacidade. Portanto, fixe seus olhos nos motivos que te fizeram sonhar por este cargo público, porque, de certa forma, é isto aí que vai te impulsionar de verdade.

Quando o desanimo para estudar bater, lembre-se: você é o empreendedor da sua carreira. Olhos erguidos para a linha de chegada. É você quem faz acontecer, dia após dia. Ação, persistência, disciplina e fé em você mesmo.

Compartilhe:

1 comentários

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.