A Queda de um Império – Construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez na Operação Lava Jato



A 14ª fase da Operação Lava Jato, que aconteceu no dia 19 de junho desse ano, levou à prisão mais doze executivos. Entre os doze estão os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo, respectivamente.


Denominada fase Erga Omnes, que significa que tem efeito sobre/é oponível contra/vale para todos, a atuação, de fato, recaiu sobre duas das maiores empreiteiras do País.



Particularmente, a Odebrecht sempre foi minha “menina dos olhos”. Uma corporação sólida, baiana, com atuação expressiva no exterior, com 70 anos de mercado, metade deles com atividades fora do Brasil, segmentos diversos, incluindo a construção civil e pesada. A Andrade Gutierrez é uma empresa mineira, com relevante atuação no mercado, sempre foi sinônimo de qualidade e boa atuação. Participou de obras muito importantes no Brasil e expandiu-se para mais de 40 países, possuindo projetos industriais, obras de infraestrutura, logística, mobilidade urbana, energia, telecomunicações, saneamento, saúde, óleo e gás. Duas empresas de sucesso, com características semelhantes de versatilidade e inovação. Infelizmente, vi as duas empresas das quais desejei fazer parte, encontrarem-se no rol das que compactuaram com “cartel das empreiteiras e no ajuste do resultado das licitações”, nas palavras do Juiz Sérgio Moro, no despacho que determinou as prisões.

Entenda o caso:
A Operação Lava Jato, iniciada em março de 2014, tem como objeto a investigação de um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobrás, grandes empreiteiras e políticos do Brasil. Conforme depoimentos do ex-Diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, havia um forte esquema de pagamento de propinas em obras da estatal por parte de empreiteiras e este dinheiro abastecia o caixa de partidos como o PT, PMDB e PP.

Conforme indicado nas investigações, as empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht têm envolvimento relevante com o plano de corrupção e os presidentes sabiam e eram coniventes com o esquema de pagamento de propina.“Eles tiveram contato ou participaram de negociações que resultaram em atos que levaram a formação de cartel, a direcionamento de licitações e mesmo a destinação de recursos para pagamento de corrupção”, afirma o delegado da Polícia Federal Igor de Paula.

Segundo as investigações, as duas empresas juntas efetuaram o pagamento de R$ 710 milhões de reais em propina somente para a Petrobrás. De acordo com a Polícia Federal, os presidentes das duas empreiteiras são suspeitos de formação de cartel, fraude em licitações, corrupção e agentes públicos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Aparentemente, os executivos investigados também cometeram crimes fora da Petrobrás – foi montado um cartel e fraude em licitação, principalmente em Angra 3.

Os investigadores ainda falaram da posição de destaque da Odebrecht no que ficou conhecido como o “Clube das Empreiteiras”, onde as empresas se reuniam para tratar das licitações da Petrobrás.

A Odebrecht alegou em nota oficial, que “a Polícia Federal não apresentou, como alegado na decisão judicial, qualquer fato novo que justificasse as medidas de força cumpridas, totalmente desnecessárias e, por isso mesmo, ilegais” e ainda que não praticou atos ilícitos e que entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

A Andrade Gutierrez, também em nota oficial, negou a participação e alegou prestar todo o apoio necessário aos seus executivos nesse momento. A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível.

O esgotamento do assunto Operação Lava Jato está longe de ser o intuito do presente texto e, sim, pretendo discorrer sobre o efeito do indiciamento dos presidentes e dessas empresas para o mercado imobiliário.

Em um cenário de crise, na qual de fato nos encontramos, arrocho econômico e dificuldades em conseguir investimentos, sejam eles nacionais ou internacionais, uma notícia como essas abala ainda mais a confiança do mercado. Desde o mais qualificado investidor externo, que procura fundos interessantes para ver aumentar seu patrimônio, até o comprador/poupador, que sonhou com seu imóvel por muitos anos.

Ver as construtoras/incorporadoras inseridas na seara da corrupção, especialmente empresas de renome no mercado, causa dúvidas e nos traz o fantasma das empresas quebradas, esqueletos de prédios deixados ao tempo e compradores/investidores a ver navios, sem esperanças de ver materializado o sonho do imóvel concluído, de volta à tona.

Não que a Odebrecht Realizações Imobiliárias, uma das muitas vertentes da Odebrecht, esteja vinculada à Operação Lava Jato, mas o simples marketing negativo já gera preocupação ao consumidor comum, que dificilmente irá distinguir uma sociedade da outra dentro de um mesmo grupo econômico. Além disso, existirão aqueles a dizer: “são farinha do mesmo saco!”. Ao Belo Horizontino, calejado nos últimos anos por lançamentos de empreendimentos entregues com muito tempo de atraso e que agora sofre com a existência de muitas unidades e poucos interessados em comprar, resta apenas a decepção de ver a sociedade mineira Andrade Gutierrez envolvida com tamanhos escândalos.

Conforme a decisão do Juiz Sérgio Moro, as construtoras utilizaram práticas sofisticadas ao realizar o pagamento das propinas, valendo-se de empresas constituídas no exterior, as denominadas offshores, localizadas especificamente na Suíça, em Mônaco e no Panamá, para as quais destinavam o dinheiro que, somente depois de injetados fora do Brasil, eram transferidos para pagamento de ex-Diretores e ex-Funcionários da Petrobrás. Enquanto as outras utilizavam o doleiro Alberto Youssef e faziam as transações no Brasil.

A Odebrecht e a Andrade Gutierrez são empresas de “grife”, de alto gabarito, possuem setores de compliance e estão plenamente cientes da legislação anti-corrupção. Ou seja, o que elas ganham com isso? Há quem diga que quem não dança conforme a música está sumariamente fora do baile. Ora! Mas se não foi envolvimento direto e ativo, se “submeter” é corrupção, da mesma maneira! As investigações poderão dizer a realidade.

Apesar de todas as formatações jurídicas que visam conferir segurança aos adquirentes de imóveis e investidores, especialmente imóveis na planta, o relacionamento entre as partes está extremamente vinculado à confiança e à boa-fé. Se juntarmos o ocorrido com as duas construtoras mencionadas anteriormente aos pedidos de recuperação judicial de construtoras com relevante atuação no mercado, como a Galvão Engenharia, a Alumini Engenharia e a OAS S.A, é possível observarmos um cenário infeliz ao mercado da construção.

Vale lembrar que a Camargo Corrêa também é uma das empreiteiras suspeitas de ter integrado o esquema de corrupção e cartel, e cuja delação premiada do presidente Dalton dos Santos Avancini contribuiu, de acordo com o juiz federal Sergio Moro, para comprovar a participação da Odebrecht e da Andrade Gutierrez.

Nos resta somente torcer para que os executores e desenvolvedores dessa malha criminosa e de corrupção sejam efetivamente responsabilizados, para que o mercado se recupere e aprenda com as lições do passado que o desenvolvimento de uma história de sucesso necessita de reputação ilibada e honestidade.




Compartilhe:

0 comentários

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.