Apresentação

Bem vindos ao DVJ (Diário da Vida Jurídica)!

Meu nome é Camila, sou advogada, tenho 25 anos, e desde que me formei atuo no ramo. Quando comecei a fazer Direito, queria ser Diplomata (apesar de não entender direito o que um Diplomata fazia). Mas assim que fiz meu primeiro estágio em um escritório de advocacia, percebi que era aquilo que eu queria pra sempre! Sim, sou advogada por opção, e não porque não passei em nenhum concurso.


Apesar disso, enfrentei alguns problemas desde que comecei a trabalhar. Desde coisas pequenas, como não saber recolher custas (porque nossas aulas de Prática Jurídica na faculdade ensinam apenas a escrever petições, mas "prática" mesmo a gente só aprende na prática), até coisas maiores, como propostas de emprego pra lá de absurdas e situações de extremo preconceito, sobretudo porque sou mulher, jovem e loira (nem preciso citar piadinhas de loiras aqui, né?).

Também me deparei ( ainda me deparo) com situações de desprezo por parte de outros advogados, em geral bem mais velhos que eu, e é com orgulho que digo que estou aprendendo a contornar todas essas situações.

É lógico que conheci pessoas maravilhosas e advogados mais velhos que praticamente me adotaram, e compartilharam muito de sua experiência comigo!

Já há algum tempo eu vinha pensando em criar um blog, e a ideia começou por sugestão de uma amiga, que disse que blog é uma boa forma de se divulgar sem infringir a nossa ética. Mas, sinceramente, eu não estava muito empolgada em fazer um blog jurídico, pra contar sobre Súmulas, Jurisprudências, e discutir casos. Tem um monte desses blogs por aí. Eu queria fazer alguma coisa um pouco diferente.

Foi então que surgiu a ideia do Diário da Vida Jurídica. Vamos falar também sobre Súmulas, Jurisprudências, e discutir casos. Mas, além disso, desejamos falar sobre o dia a dia de um advogado, sobre as dificuldades que um recém formado passa, sobre dificuldades que uma mulher passa, sobre dicas de como se portar com um cliente, como se vestir, onde ir, tirar dúvidas.

A longo prazo, pretendemos tornar o site um portal jurídico, aberto tanto para profissionais do Direito quanto para o público em geral.

Enfim, esperamos que o site ajude os juristas iniciantes, aqueles que estão pensando em prestar Direito, aqueles que têm curiosidade sobre a profissão, e, claro, aqueles que já atuam na área há tempos, mas que se interessam por aprender cada vez mais.

É isso! E, mais uma vez, sejam bem vindos!












Compartilhe:

2 comentários

Contribua para o debate! Deixe seu comentário.

Os comentários aqui registrados não refletem o pensamento ou conduta dos membros deste site, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.